Auto Exame

O autoexame da boca é uma técnica simples que o próprio paciente pode fazer para conhecer a estrutura normal da boca e, assim, identificar possíveis anormalidades, como mudanças na aparência dos lábios e da parte interna, endurecimentos, caroços, feridas e inchações. Entretanto, esse exame não substitui o exame clínico realizado por profissional de saúde treinado. Feridas na boca que não cicatrizam num período de 15 dias são perigosas e podem ser câncer oral. Nesses casos, procure o dentista com urgência.

Gravidez

As gestantes com gengivas sangrantes devem procurar o dentista, pois este problema pode levar a partos prematuros.

Doces

Evite produtos com alto teor de açúcar e que fiquem retidos na boca. Para manter os dentes saudáveis, coma doce somente após as refeições. Depois, escove os dentes.

Dente de Leite

Nas crianças, a troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes deve ser acompanhada por um profissional, pois ele poderá diagnosticar prematuramente qualquer anormalidade.

Saúde Bucal dos Bebês

A saúde bucal das crianças deve ter início antes mesmo de elas terem dentes, pois a lactose do leite materno possui um potencial cariogênico. Evite que o bebê use a chupeta ou sugue os dedos para não prejudicar o desenvolvimento dos dentes de leite e dos permanentes.

Mal Hálito

Na maioria dos casos de mau hálito, o problema está na boca. Como a maior parte das doenças bucais, o mau hálito é provocado por falta de higienização, principalmente da língua. Ao olhar no espelho e colocar a língua para fora, se houver uma camada esbranquiçada no fundo da língua, é possível que haja saburra lingual – bactérias acumuladas que liberam enxofre, o responsável pelo odor desagradável. Para prevenir, além de escova, fio dental e limpador de língua, é importante beber bastante água e evitar tabaco e bebidas alcoólicas. A estimulação da salivação sem o uso de medicamentos, gotas de suco de limão com um pouco de sal, ou, mais eficientemente, com uma ameixa japonesa condimentada, podem evitar o mau hálito esporádico.

Fio Dental

O fio dental é um instrumento muito importante para a higiene dos dentes e da boca, limpando as áreas de mais difícil acesso para as escovas. Por isso, o fio dental deve ser utilizado após todas as escovações.

Escovação dos Dentes

São recomendadas três escovações diárias: de manhã, após o almoço e antes de dormir, ou após o jantar, sendo a última a mais importante, com o uso do fio dental e a limpeza de todos os dentes com a escova. Para uma limpeza profunda, mas gentil, use uma escova macia.

Reproduzir vídeo